Participamos do

Lançado Guia Consular para o Torcedor Brasileiro; saiba o que evitar durante estadia na Rússia

A cartilha contém 138 páginas de orientação aos viajantes sobre comportamento e assistências no país
14:35 | Jun. 14, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Segundo o Itamaraty, mais de 60 mil brasileiros devem comparecer aos jogos da Copa na Rússia. Com essa expectativa, o governo brasileiro disponibiliza cartilha com informações essenciais para torcedores brasileiros que irão para o país este mês. O Guia Consular reúne dados básicos sobre o país, como idioma, moeda, voltagem, clima e meios de transporte, além de recomendações e informações sobre como proceder em casos de assistência consular necessária. 
 
O guia contempla todas as cidades-sede (Sochi, Rostov, Samara, Kazan e São Petersburgo) e explica a legislação e costumes russos, além de procedimentos e documentos de imigração, com seção específica sobre a entrada no território russo.

Na entrada do país, todos os viajantes recebem um documento migratório que deve ser guardado e apresentado em todas as cidades pelas quais passarão. Ao chegar em cada uma delas, o turista tem o período de até 24 horas para notificar as autoridades locais sobre a sua estadia na cidade. Esse serviço pode ser solicitado nos hotéis ou, no caso de hospedagens em Airbnbs e feitas pelo booking.com, devem ser feitas pelo proprietário do imóvel. Outros casos de acomodação também são contemplados pelo Guia.

Orientações de segurança compõem as recomendações de um dos capítulos, que trata de como o torcedor brasileiro deve se comportar na Rússia. Demonstrações de afeto públicas não são comuns no país-sede, especialmente da comunidade LGBT, que podem ser consideradas “propaganda de relações sexuais não tradicionais feita a menores” e enquadradas na legislação local que prevê multa e deportação para estes casos. Também é recomendado evitar manifestações públicas de temas políticos, ideológicos, sociais e de orientação sexual.

Outro aspecto importante da viagem é abordado no quarto capítulo, voltado especificamente para as atitudes do torcedor dentro dos estádios: o que é permitido e o que não é. Entre elas estão a proibição do consumo de álcool e cigarros dentro dos estabelecimentos. Vuvuzelas e bandeira maiores que  2x1.5m também são proibidas nos estádios russos. 


Assistência Consular

Para casos de contratempos que necessitam do contato com a representação brasileira na Rússia, o guia mapeia os locais de assistência consular. Também inclui orientações para casos de detenção, perda de passaporte ou problemas de saúde, além de disponibilizar contatos de advogados e hospitais com atendimento em inglês em todas as cidades-sede. 

O Guia está disponível aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente