Participamos do

Adolescentes eram agredidas e abusadas em unidade socioeducativa

Denúncias de abusos na Funase foram investigadas e agentes foram punidos
23:49 | Mai. 28, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Três agentes socioeducativos são suspeitos de agredir e abusar sexualmente de adolescentes no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia. Eles foram demitidos, após a conclusão de processo administrativo, e também estão sendo investigados criminalmente. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) também instaurou inquérito civil para apurar as denúncias na unidade de internação da Funase.

Segundo as investigações, os agentes socioeducativos praticaram diversas irregularidades, inclusive o fornecimento de substâncias ilícitas, como drogas, às adolescentes que cumprem medida socioeducativa. A promotora de justiça Áurea Rosane Vieira, que ficará responsável pelo caso, determinou o sigilo das investigações, porque as vítimas são menores de 18 anos.

A direção da Funase informou que, “assim que tomou conhecimento das irregularidades, adotou as providências necessárias para elucidação do caso e punição aos responsáveis”. Disse ainda que “finalizada a apuração das denúncias, encaminhou as conclusões para o MPPE com o intuito de que fossem tomadas as providências judiciais cabíveis acerca dos envolvidos. A instituição reforça seu compromisso em garantir a segurança e bem-estar de todos os adolescentes e jovens atendidos em suas casas e centros, bem como em coibir a entrada de objetos ilícitos em suas dependências”.

A promotora de Justiça informou que vai “analisar provas, informações e avaliar responsabilidades, com a realização de todas as diligências que se mostrarem necessárias à completa elucidação dos fatos apresentados, com aplicação, se for o caso, da medida judicial cabível”. Uma audiência foi marcada para o próximo dia 13 de junho, quando serão ouvidos o diretor da Case e também a diretora presidente da Funase.


Raphael Guerra
Via Rede Nordeste

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente