Participamos do

Tentativa de fuga de presídio deixa ao menos 20 mortos no Pará

21:11 | Abr. 10, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Ao menos 20 pessoas morreram, entre elas um guarda penitenciário, em uma tentativa de fuga em massa em uma penitenciária de Belém devido a uma "intensa troca de tiros" com os agentes, informaram as autoridades paraenses nesta terça-feira (10).

Os fatos ocorreram no Complexo Prisional de Santa Izabel, quando o grupo de detentos tentou fugir com o apoio de homens "fortemente armados" nos arredores do centro que, inclusive, lançaram explosivos em um dos muros, revelou a secretaria de Segurança do estado do Pará.

Foi nesse momento que começou "uma intensa troca de tiros entre o grupo que realizava a tentativa de resgate em apoio externo, parte dos presos e a equipe do Batalhão Penitenciário", detalhou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além do guarda morto, "confirmaram a morte de outras 19 pessoas, entre presos e integrantes do grupo criminoso de resgate", detalhou a secretaria.

A dependência, que reforçou a segurança do presídio sem poder determinar se ainda há internos foragidos, assegura que os presos também tinham armas dentro do complexo.

Outros quatro agentes de segurança ficaram feridos e um deles se encontra em estado grave.

Até o momento foram apreendidos dois fuzis, três pistolas e dois revólveres dos criminosos que estavam fora do centro penitenciário.

A Companhia de Operações Especiais da PM deslocou efetivo tático para reforçar a segurança do Complexo. A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) ainda não comunicou se houve fuga de presos na ação. Uma revista e recontagem de detentos é realizada na unidade prisional.

Desde o início da tarde, foram iniciadas as buscas pelos criminosos que atuaram na tentativa de resgate em apoio externo. Também iniciaram as investigações para apurar que grupos agiram neste episódio, assim como a entrada de armas na unidade, além de todas as circunstâncias das trocas de tiros durante a tentativa de resgate de presos, informou a secretaria estadual de Segurança.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente