PUBLICIDADE
Notícias

Cartilha é lançada para orientar médicos em emergências durante voos

A publicação está disponível para leitura e pode ser acessada por pacientes, médicos, companhias de aviação e todos os interessados no tema

11:22 | 14/03/2018
Capa escrita:
Capa escrita: "Medicina aeroespacial. Orientações Gerais para médicos a bordo"
[FOTO1] 
Quando a tripulação questiona se há algum médico a bordo, é obrigação ética do profissional apresentar-se para prestar atendimento aos passageiros do voo. Para orientações em casos de emergência, o Conselho Federal de Medicina lançou uma cartilha a fim de ajudar médicos, pacientes, companhias de aviação e os interessados no tema. 

O guia reúne informações sobre como agir em caso de emergência médica, e traz informações sobre os equipamentos médicos disponíveis nas aeronaves para dar suporte ao médico. Como definido pela legislação, à disposição do profissional deve ter medicamentos indicados para uso analgésico, antipirético, e antissepsia/curativo, antialérgico, além de adrenalina, seringas, agulhas e equipamentos como desfibrilador e estetoscópio. A lista detalhada das medicações se encontra no anexo da cartilha.
 
Doenças

Alguns dos problemas de saúde mais frequentes em voos são desmaios, sintomas respiratórios e cardíacos, convulsões, náuseas, vômitos e reações alérgicas. As ocorrências médicas a bordo são decorrentes de estresses fisiológicos relacionados à altitude, e podem agravar-se com doenças preexistentes dos passageiros.
 
Para acessar a cartilha basta clicar neste link
 
Redação OPOVO Online 
TAGS