Participamos do

Após manga com "chifres", especialistas explicam como ocorrem deformidades em frutas

Desequilíbrio nutricional e estresse são alguns dos fatores que podem causar deformidades nos alimentos. Há ainda a atuação de "gametas mutantes". Nem toda alteração, contudo, prejudica o consumo
17:22 | Mar. 01, 2018
Autor Rubens Rodrigues
Foto do autor
Rubens Rodrigues Repórter do OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Uma manga diferente chamou atenção de moradores da zona rural de Petrolina, sertão pernambucano, e nas redes sociais. A fruta tem "chifres" e traços que lembram olhos, nariz e boca. Especialistas explicam que a deformidade está relacionada a alterações no início da formação do fruto.

De acordo com a chefe do Departamento de Fitotacnia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Carmem Santos, nem toda deformação prejudica o consumo do fruto. "Já vi frutos de mamão, em Petrolina também, com formato que lembrava uma mão, mas em qualquer lugar pode ocorrer mudanças no formato de frutos", destaca.

O professor Júlio César DoVale, também do Departamento de Fitotecnia da UFC, afirma que o caso da manga de Petrolina aparenta ser uma deformação causada por problemas genéticos, mas que é necessário ter informações mais precisas para confirmar o que teria ocasionado o problema.

Dentre os fatores que podem contribuir para malformação de frutos, ele cita a deficiência ou desequilíbrio nutricional, desordem hormonal ou o estresse proporcionado por algum fator biótico ou abiótico. 

"Entretanto, a hipótese mais plausível, para mim, é a formação de gameta (masculino ou feminino), mutante. Durante a gametogênese (formação de gametas) erros na replicação do DNA podem ocorrer (em baixas frequências) e resultar no surgimento de gametas mutantes (ou não silvestres)", explica. 

"Algumas dessas mutações podem ser benéficas ou favoráveis comercialmente, como a formação de frutos sem sementes, frutos que apresentam facilidade no descascamento, dentre outros", elabora. "Porém, a maioria dessas mutações geram produtos indesejáveis, sem valor comercial".
 
[FOTO2]

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente