Participamos do

Pílulas do dia seguinte serão disponibilizadas no circuito do Carnaval de Salvador

Ginecologista atenta para os cuidados com o uso do contraceptivo
15:46 | Fev. 02, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Prefeitura de Salvador anunciou que postos de atendimento médico irão disponibilizar pílulas do dia seguinte para os foliões no período de Carnaval. Esses postos estarão espalhados no circuito de Carnaval da cidade, entre blocos oficiais e de bairro. Além disso, dois milhões de camisinhas serão distribuídas durante as festas. As ações fazem parte do projeto de cuidados com a saúde sexual da gestão.

Os postos de atendimento também vão prestar socorro especial à vítimas de abusos sexuais. Serviços de detecção e prevenção de doenças sexualmente transmitidas (DST) serão disponibilizados pelo programa “Fique Sabendo”.

Facilitar o uso da pílula do dia seguinte é uma medida que vem sendo tomada pelo Ministério da Saúde desde 2013. A partir deste ano, a recomendação dada nos postos de saúde é que o contraceptivo seja entregue sem receita médica para as mulheres. Entretanto, é importante cuidados com o uso. A pílula deve ser utilizada para prevenir a gravidez indesejada em caso de sexo sem proteção.

 

De acordo com Manoel Oliveira Filho, ginecologista e coordenador do curso de medicina da UFC, o nível hormonal da pílula do dia seguinte é bem maior que o do anticoncepcional normal. Ele afirma também que o contraceptivo só deve ser utilizado em momentos de emergência, não fazendo o uso repetidas vezes. Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, a pílula provoca um desregulamento no ciclo menstrual. Ela pode causar náuseas e dor de cabeça também.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente