Participamos do

INSS vai conceder salário-maternidade automaticamente

Integração de dados do INSS e cartórios permitirá a novidade
11:20 | Fev. 06, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
Desde a última segunda-feira, 5, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inova nos processos de concessão do salário-maternidade. O INSS passa a integrar os dados com os cartórios, o que permitirá que os benefícios sejam dados às trabalhadoras sem que elas precisem ir aos postos para formalizar o pedido do benefício.

O novo modelo de agendamento do benefício vai permitir à segurada que estiver com os dados cadastrais todos corretos, entrar em contato com o instituto, por meio da internet ou telefone, para dar entrada no requerimento. Assim que as informações nas bases cadstrais do INSS estiverem corretas, o benefícios será concedido automaticamente, sem a necessidade de ir à agência. Se for preciso atualizar algum dado, o processo pode ser feito pelo site do INSS.

Francisco Lopes, presidente do INSS, disse em entrevista à Veja que a concessão deve ocorrer automaticamente em até 48 horas após o registro da criança em cartório. "Depois desse prazo, a mãe entra em contato pelo site ou pelo telefone 135 e verifica se o benefício foi processado".

Desde setembro do ano passado, outro benefício está sendo disponibilizado automaticamente: a Aposentadoria por Idade de segurados urbanos. Com a inovação, não é mais preciso que o cidadão vá à uma agência do INSS para formalizar o pedido.
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente