Participamos do

Quatro alternativas para usar a nota do Enem

Após a etapa exaustiva de provas, candidatos ganham fôlego e devem se planejar para usar a pontuação alcançada. O POVO Online preparou um guia para ajudar
20:55 | Jan. 22, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Foi aquele alvoroço. Site fora do ar, pais aflitos, filho ansiosos. Não é para menos: o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado na última quinta-feira, 18, pode traçar novos caminhos na vida acadêmica dos mais de quatro milhões de candidatos que se submeteram às provas em novembro de 2017.

[SAIBAMAIS]

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com a nota em mãos, os estudantes podem se candidatar às vagas em universidades públicas participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018 ou conquistar bolsas de estudos em faculdades privadas. E, apesar da saída do programa Ciências Sem Fronteiras, há ainda a opção do ingresso em instituições portuguesas. 

 

Pensando em quem ainda não se preparou para essa etapa, O POVO Online listou as quatro formas que a nota do Enem podem ser direcionadas.

Sisu

[VIDEO2]

É através dele que o estudante ingressará em uma universidade pública. O Sisu é uma ferramenta do Ministério da Educação pela qual instituições de ensino superior oferecem vagas aos candidatos.

Este ano, 130 instituições brasileiras disponibilizam 239.601 vagas. As inscrições começam no próximo dia 29 de janeiro, no site do programa: http://sisu.mec.gov.br/. Os candidatos terão até as 23h59min do dia 1º de fevereiro para participar. Os resultados serão publicados no dia 2 de fevereiro. Saiba mais neste link.

ProUni 

[VIDEO1]O Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas de estudos em instituições de ensino superior privadas para estudantes de baixa renda. O processo seletivo abre no dia 6 e encerra no dia 9 de fevereiro. O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais. É exigida a nota mínima de 450 pontos na média das provas do Enem. Saiba mais neste link.

 

Fies

 

Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) dá um fôlego a quem precisa de auxílio financeiro para estudar em universidades particulares. O financiamento é concedido aos estudantes que obtiveram pelo menos 450 pontos na média do Enem e não zeraram a redação. A data para as incrições ainda não foi divulgada. 

 

Enem em Portugal 

 

A nota do Enem também é aceita em 27 instituições portuguesas como a Universidade Pública de Coimbra e Instituto Politécnico do Porto. Os critérios para ingresso, assim como no Brasil, variam de acordo com cada entidade. Saiba mais neste link

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente