Participamos do

No Brasil, 9% dos idosos consomem álcool todos os dias, aponta pesquisa

19:20 | Jan. 22, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Um levantamento inédito feito pelo Datafolha mostrou que no Brasil aproximadamente um em cada dez homens idosos brasileiros bebe todos os dias, o que corresponde a 9% da faixa etária. O percentual é cinco vezes a média de todo o País, que tem 2%, e o dobro do percentual referente aos dependentes de álcool em todas as idades, com 4%. A informação é da Folha de S. Paulo.

A pesquisa mostra que os homens são mais expostos ao álcool. Entre as idosas, 81% não bebem, contra 57% idosos. No geral, 63% delas não bebem, ao passo que apenas 6% dos homens não fazem uso de álcool.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em entrevista à Folha de S. Paulo, a psiquiatra Ana Cecília Marques, que leciona na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica que se a bebida for combinada com o uso de cigarros ou tranquilizantes, situação frequente entre os idosos, os malefícios são ainda maiores, porque somam-se a efeitos deletérios. Isso ocorre porque o sistema nervoso central vai se degenerando, o que pode possibilitar a hipertensão arterial e o acidente vascular cerebral (AVC). Já no sistema intestinal, continua a professora, há a chance de câncer e cirrose hepática. Também são comuns casos de diabete alcoólica e de infecção causada por queda do sistema imunológico.

Conforme a psiquiatra, estudos indicam que a taxa de dependentes de calmante entre os idosos é de 10%. Ela sugere a soma dos 9% revelados pelo Datafolha com os 10% dependentes de calmantes. "O impacto é imprevisível. É pior do que droga na cabeça de adolescentes porque a vulnerabilidade é muito maior", explica.

Além destes problemas, a profissional menciona à reportagem da Folha de S. Paulo  que o consumo excessivo do álcool e dos calmantes podem desencadear problemas como a depressão, que está relacionada aos suicídios entre os idosos. A professora explica que eles dão uma falsa sensação de alívio da angústia e a pessoa vai perdendo o controle da situação.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente