Participamos do

CNH deve virar cartão com chip até 2019

A resolução do Contran será publicada ainda nesta semana. Ainda não há informações sobre possíveis diferenças no valor para tirar ou renovar a carteira de motorista
20:49 | Dez. 06, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) abandonará o formato em papel para virar um cartão de plástico com microchip, que reunirá informações do motorista. A mudança será feita até 1º de janeiro de 2019 - prazo final de adaptação dos Detrans estaduais ao novo modelo. A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) será publicada ainda nesta semana.

Ainda não há informações sobre possíveis diferenças no valor para tirar ou renovar a carteira de motorista. Quem tiver o documento válido em papel não será obrigado a fazer a troca, que ocorrerá na hora da renovação. De acordo com o portal “Auto Esporte”, o novo modelo se assemelhará a um cartão de débito/crédito convencional, com chip e gravação a laser dos dados do motorista.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A novidade também abre as portas para que o documento possa servir para pagamento de pedágio ou transporte de ônibus e metrô, controle de acesso a prédios públicos e identificação biométrica (com cadastro das digitais no chip). Essas funcionalidades poderão existir por meio de convênios entre entidades públicas ou privadas com autorização do Denatran.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente