Participamos do

Pai faz implante e ouve voz da filha pela primeira vez aos 35 anos; veja vídeo

Ele compartilhou em seu perfil pessoal o vídeo em que mostra ele ouvindo a filha pela primeira vez, assim como a voz da esposa e das filhas
16:27 | Nov. 22, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

O educador físico Eduardo Favaro, de 35 anos, pôde fazer, na última sexta-feira, 17, algo que para muitos pais é normal, mas que para ele era um sonho. Pela primeira vez, ele conseguiu ouvir a voz da filha. Morador de Brasília, ele teve meningite com 1 ano e 8 meses e sofria de surdez profunda até então. Ele passou por um implante de cóclea - pequenos dispositivos eletrônicos implantados cirurgicamente que pegam e processam sons, e os entregam diretamente no cérebro -, o que possibilitou o retorno da audição em um dos seus ouvidos.

O educador físico diz que ao passo em que foi crescendo, a vontade de ouvir aumentou. Como em sua família não havia nenhum surdo, ele sentia o desejo de ouvir como os familiares. Mesmo após várias tentativas frustradas em centros especializados, ele perseverou. "Eu não esperava toda essa repercussão, não estou acostumado", diz Eduardo. Ele compartilhou em seu perfil pessoal o vídeo em que mostra ele ouvindo a filha pela primeira vez, assim como a voz da esposa e das filhas. Ele também chorou ao escutar a mãe. A publicação já conta com 45 mil visualizações, bem como centenas de comentários e compartilhamentos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A sua esposa, Fabrícia Favaro, diz que Favaro não esperava recuperar a audição tão rápido. A sua esposa, Fabrícia Favaro, diz que foi emocionante, sobretudo quando Eduarda falou "papai" e ele identificou.

Agora, passado o implante, Favaro continuará tendo acompanhamento médico e receberá auxílio de outras especialidades, devido a necessidade de estimular o cérebro com algumas metas terapêuticas para que ele se adapte a nova condição. A fonoaudióloga Fernanda Caldas diz que ele terá de fazer terapia fonoaudióloga e programação do implante duas vezes por semana. O objetivo é reabilitar a audição e usar o máximo do novo potencial auditivo.

O procedimento foi feito em Brasília, no Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia pelo médico especialista em reabilitação auditiva, Fayez Bahmad.

Confira vídeo:

[VIDEO1] 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente