Participamos do

"No Brasil, a cor do meu filho faz com que as pessoas mudem de calçada", diz Taís Araújo

19:26 | Nov. 16, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]
A atriz Taís Araújo participou, no último dia 6, de uma palestra no evento TEDX SãoPaulo, que teve como tema "Mulheres que Inspiram". Ela falou sobre problemas sociais tendo como base sua experiência de mãe. Parte do conteúdo foi disponibilizado no YouTube nesta semana.

No início do bate-papo, Taís ressaltou a diferença entre ser mãe de uma menina e um menino. "Quando engravidei do meu filho, eu fiquei muito, mas muito aliviada de saber que no meu ventre tinha um homem. Porque eu tinha a certeza de que ele estaria livre de passar por situações vivenciadas por nós, mulheres. Teoricamente, ele está livre, certo? Errado. Errado porque meu filho é um menino negro e liberdade é um direito que ele não vai poder usufruir se ele andar pelas ruas descalço, sem camisa, sujo, saindo da aula de futebol. Ele corre o risco de ser apontado como um infrator - mesmo com seis anos de idade", disse. "No Brasil, a cor do meu filho é a cor que faz com que as pessoas mudem de calçada, escondam suas bolsas e que blindem seus carros", continuou.

Taís ainda comparou a questão envolvendo a temática de gênero. "A vida dele só não será mais difícil do que a minha filha. Quando eu penso o risco que ela corre simplesmente por ter nascido mulher e negra eu fico completamente apavorada, e meu pavor tem razão", conta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No fim do discurso, a global ainda fez um comentário 'inspirado' no clássico discurso de Martin Luther King: "Eu tenho um sonho de ver ricos trabalhando para acabar com a pobreza, homens se colocando no lugar de mulheres, ver mulheres brancas vendo que existe um abismo entre mulheres brancas e negras, de ver crianças heterossexuais aceitando crianças homossexuais e trans, de ver mulheres heterossexuais aceitando mulheres lésbicas e que todos nós fiquemos muito atentos para garantir os direitos dos índios".

Confira vídeo

[VIDEO1]

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente