Participamos do

Nélio Nicolai, inventor do Bina, morre aos 77 anos

Inventor recebeu do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a patente do Bina em 1997, mas não foi pago por direitos autorais
14:41 | Out. 13, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

O engenheiro eletrotécnico Nélio José Nicolai, inventor do sistema identificador de chamadas por telefone conhecido como Bina, morreu aos 77 anos, em Brasília, nesta quarta-feira, 11. Nicolai se recuperava de um AVC (acidente vascular cerebral) que sofreu há cinco meses e apresentou complicações pulmonares.

O enterro dele foi realizado na quinta-feira, 12, de acordo com as informações do G1 Distrito Federal.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nicolai travava batalha judicial pelo reconhecimento dos direitos de uso do Bina. Em 1997, ele chegou a receber do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a patente do Bina, após cinco anos de espera.

No entanto, esse registro não impede a utilização da ideia, mas prevê o pagamento dos direitos, que até hoje não foram pagos. "Uma das empresas (telefônicas) me disse: 'Vá à justiça, talvez seus bisnetos recebam algo'. Então decidi defender os direitos de meus bisnetos", afirmou em entrevista ao G1, quando recebeu a patente.

A família dele diz que o Brasil ainda se beneficiaria com o reconhecimento, porque haveria possibilidade de arrecadar mais impostos.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente