Participamos do

Neste fim de semana terá chuva de meteoros; veja como observar

Telescópio e binóculos são dispensáveis. O necessário para uma boa visualização é procurar o local mais distante possível das luzes da cidade
16:46 | Out. 20, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Um pico de uma das mais tradicionais chuvas de meteoros anuais, os Orionídeos, poderá ser visto na madrugada deste sábado, 21. O fenômeno corresponde a segunda de duas chuvas regulares relativas ao famoso cometa 1P/Halley. A outra é a dos Eta-Aquarídeos. Esta acontece sempre entre os meses de abril e maio. As informações são da Folha de S. Paulo. 

Para observar a chuva de meteoros não é preciso muito esforço. Telescópio e binóculos são dispensáveis. O necessário para uma boa visualização é procurar o local mais distante possível das luzes da cidade e com uma ampla visão do céu.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Havendo pouca iluminação, pouca poluição atmosférica e céu aberto, espera-se que seja possível visualizar aproximadamente 20 meteoros por hora. Caso não seja possível observar neste sábado, 21, no dia seguinte também será possível, visto que essas chuvas têm um auge, mas perduram por vários dias.

O astrônomo da Universidade Federal de Itajubá, Gabriel Hickel, aconselha aos que querem ver um número razoável de meteoros uma observação do céu pelo tempo de pelo menos uma hora. Além disso, Hickel diz para que não se espere um show pirotécnico.

Ele afirma que os meteoros desta chuva são de duração muito curta. No entanto, 30% deles são mais brilhantes, de maior duração e apresentam o fenômeno conhecido como persistência de ionização, um material desintegrado de forma uma "nuvem filamentar', que dura alguns segundos.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente