Participamos do

PF prende falsa advogada que aliciava índios para fraudar Previdência Social

15:32 | Jun. 14, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quarta-feira, 14, em Ponta Porã (MS), uma estelionatária que se passava por advogada para aliciar índios e, assim, fraudar a concessão de benefícios sociais como a aposentadoria rural.

Além de deter a falsa advogada preventivamente, a força-tarefa previdenciária apreendeu na casa da investigada documentos indígenas, carteiras de identidade e formulários de pedido de benefícios previdenciários.

Em apenas três fraudes já identificadas, o prejuízo evitado para a Previdência Social chega a R$ 600 mil. Também foram identificadas fraudes em empréstimos consignados feitos em nome de índios da etnia Kaiowá, principais alvos da ação da falsa advogada, cujo nome não foi confirmado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A operação policial contou com a participação de representantes da Coordenação de Inteligência Previdenciária do Ministério da Fazenda e do Ministério Público Federal. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal em Ponta Porã.

Em 2015, a Polícia Federal já tinha desbaratado um esquema fraudulento semelhante em Amambai (MS), evitando um prejuízo de R$ 4 milhões aos cofres públicos.

Agência Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente