Participamos do

Projeto de lei quer autorizar caça de animais silvestres no Brasil

O autor do projeto afirma que as mudanças são justificadas pelo perigo de animais selvagens invadirem as reservas de criação agropecuária
11:05 | Mar. 13, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] O projeto de lei 6368/16, de autoria do deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), pretende regulamentar a caça de animais silvestres no Brasil. A atividade é proibida em todo o território nacional desde 1967.

A proposta tem gerado protestos por parte da sociedade e de ambientalistas, que argumentam que essa nova legislação representaria uma enorme ameaça para as espécies brasileiras. Para a coordenadora da WWF, Mariana Napolitano, animais que já são muito caçados no País, como pacas, porcos-do-mato e veados, ficariam em situação ainda mais vulnerável.

O autor do projeto afirma que as mudanças são justificadas pelo perigo de animais selvagens invadirem as reservas de criação agropecuária. O projeto pretende ainda criar uma nova política para a fauna brasileira, estabelecendo critérios para conservação de espécies. 
 
Entretanto, para os especialistas no assunto, as medidas nesse sentido já são contempladas atualmente por outras leis e portarias. A grande diferença da nova proposta é a possibilidade de caça de animais silvestres mediante autorização dos orgãos ambientais. 

Em resposta, orgãos de proteção ao meio ambiente afirmam que na prática, isso inviabiliza o controle, já que os orgãos responsáveis pela fiscalização já estão sobrecarregados. Outro ponto preocupante segundo os ambientalistas, é que a lei abriria espaço para a caça de animais ameaçados de extinção, como as onças pintadas e pardas, que geralmente vivem próximas a rebanhos.

O texto prevê também o abate de animais que ameacem a produção agropecuária, além de abrir espaço para a comercialização de algumas espécies de animais, inclusive animais de áreas protegidas de floresta. Além disso, o projeto de lei torna ainda mais branda as multas e a prisão para quem for pego caçando irregularmente. 

A caça no País é proibida por uma lei desde 1967, no entanto, as autoridades ambientais liberam o abate apenas em casos específicos. Como é o caso do javali europeu, introduzido no País por pecuaristas em 1980 e que por não ser um animal de origem brasileira não encontra predadores naturais, tornando-se uma praga. 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente