Participamos do

Fabiano Piúba é eleito presidente do Fórum Nacional de Dirigentes Estaduais de Cultura

A eleição ocorreu durante reunião do Fórum e se deu por aclamação
17:10 | Mar. 16, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Por unanimidade, o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, foi eleito nesta quinta-feira, 16, em Brasília, presidente do Fórum Nacional de Dirigentes Estaduais de Cultura. A eleição ocorreu durante reunião do Fórum.

Eleito, Piúba substituirá Leandro Carvalho, secretário de Cultura do Mato Grosso do Sul. "Recebi como um desafio importante para contribuir com os colegas dos Estados, sobretudo em duas ações: uma que é algo que o próprio Fórum já realiza, que é uma integração melhor entres o Estados; e a outra com o próprio Ministério (da Cultura), em como o Fórum poderá estar pautando o Ministério com temas importantes, trazendo debates sobre o desenvolvimento da política cultural brasileira. É uma via de mão dupla", comentou o agora presidente do órgão.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com Fabiano, houve uma reunião com o ministro da Cultura, Roberto Freire, onde foi entregue um documento que traz uma agenda com temas para o fortalecimento nacional da cultura. Entre as pautas, propostas relacionadas à Lei Rouanet, ao fomento ao audiovisual e aos convênios entre o Minc e os Estados em torno do Cultura Vida. "Estou muito feliz e compromissado com os colegas para construir essa agenda, que é em conjunto", disse Piúba. 

A próxima reunião do Fórum está marcada para maio, em Aracaju (SE). Em Outubro, o Ceará deve sediar a reunião.

As reuniões do Fórum têm como objetivo propor e oferecer a construção de uma política pública cultural em âmbito regional e nacional, com a participação e atuação dos estados brasileiros na formulação das diretrizes para uma política comum.

Fabiano Piúba é escritor e doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele foi nomeado secretário-adjunto da Cultura do Estado em fevereiro de 2015, no governo de Camilo Santana. No ano seguinte, se tornou o titular da pasta.

O secretário da Cultura do Ceará também atuou no Ministério da Cultura, como membro diretoria de Leitura, Escrita e Bibliotecas do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc-Unesco). Piúba foi ainda coordenador de Políticas de Livros e Acervos da Secult, entre 2005 e 2006, ocasião em que concebeu o projeto Agentes de Leitura e coordenou a Bienal Internacional do Livro do Ceará.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente