Participamos do

Bahia emite alerta epidemiológico por doença misteriosa

Apenas no dia 14 de dezembro, uma unidade hospitalar em Salvador recebeu nove pacientes com os mesmos sintomas
11:55 | Dez. 19, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após receber nove pacientes com dores musculares e urina escura, quase na cor preta, a Bahia entrou em alerta de saúde. Desde o dia 14 deste mês, quando os primeiros pacientes foram apresentados, o número já avançou para 18 infectados. O estado emitiu um documento alertando as unidades de saúde para a “epidemia” da doença misteriosa, que está sendo tratada como “mialgia aguda a esclarecer”.

Os primeiros pacientes, provenientes de três famílias diferentes, apresentaram em comum dores musculares fortes e urina escura, em tom próximo ao preto. De acordo com o portal local de Salvador, Correio 24h, 16 dos 18 casos foram registrados na capital baiana. A suspeita é que a contaminação teria acontecido devido ao consumo de peixe Olho de Boi, ou Arabaiana, da praia de Genipabu, no Litoral Norte da Bahia.

Alguns dos pacientes apresentaram sintomas diferentes uns dos outros. Dentre os nove que causaram o alerta inicial, quatro apresentaram exantema (erupções cutâneas semelhante ao sarampo), um apresentou insuficiência renal aguda e nenhum chegou a ter febre, cefaléia ou sintomas respiratórios e gastrointestinais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No documento emitido com alerta epidemiológico, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) orienta as unidades de saúde a enviar notificações em casos semelhantes aos apresentados e coletar amostras para continuação da pesquisa epidêmica. É destacado também que não há tratamento específico nos casos.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente