Participamos do

Primeiro voo comercial com internet a bordo foi implantado nesta terça-feira

O acesso será gratuito por seis meses e a aeronave equipada irá operar rotas para todo o país e exterior
18:21 | Out. 04, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] Foi implantada nesta terça-feira, 4, a primeira internet da América do Sul a bordo de um transporte aéreo comercial. A inovação teve estreia durante o voo de São Paulo à Brasília (Congonhas-Brasília-Congonhas), que decolou às 10h45min.


Pioneiro na aplicação da tecnologia, a empresa GOL Linhas Aéreas Inteligentes utilizou uma aeronave com a antena de última geração 2Ku, de comunicação via satélite, prefixo PR-GUK e modelo Boeing 737-800, que será utilizada em toda a malha aérea nacional e internacional da GOL.


A segunda aeronave com internet a bordo iniciará suas operações nesta quinta-feira, 6. Toda a frota da companhia estará equipada até outubro de 2018. O serviço será gratuito por seis meses. A partir de quarta-feira, 5, os clientes serão avisados quando seus voos estiverem programados para serem operados por uma das aeronaves com internet a bordo. A previsão é de que em até dois anos, toda a frota esteja equipada com sistema de conectividade e entretenimento, assim como tomadas de recarga ou tomadas USB.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


O anúncio foi feito pelo presidente da companhia, Paulo Kakinoff, durante o voo e transmitido ao vivo pela página da GOL no Facebook. “Nessa primeira fase, será possível acessar todas as redes sociais, e-mail, sites diversos e WhatsApp. A partir de 20 de outubro a plataforma será expandida com a inclusão de entretenimento e programação por streaming, com filmes, desenhos, séries e mapa de voo. Em breve, ofereceremos também TV ao vivo e com isso a GOL oferecerá a mais completa ferramenta de entretenimento a bordo do mundo”, destacou Kakinoff.


Esse trabalho está sendo feito pela equipe do Centro de Manutenção da GOL, em Confins, responsável pela instalação do sistema, já homologado pelo FAA (Federal Aviation Administration - entidade governamental dos Estados Unidos de regulamentação da aviação civil) e pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Acompanhada dos engenheiros e técnicos da GOL, apenas a instalação da antena na primeira aeronave foi feita em Miami, nos Estados Unidos, pela equipe da Gogo, líder mundial em soluções de banda larga durante o voo.

[VIDEO1] 

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente