PUBLICIDADE
Notícias

Novembro terá a maior superlua em 100 anos

Última vez em que o satélite natural ficou tão próximo da Terra foi em 1948. A maior lua do século XXI, contudo, será no ano de 2052

11:50 | 27/10/2016
Superlua vista entre prédios da avenida Beira Mar de Fortaleza
Superlua vista entre prédios da avenida Beira Mar de Fortaleza

[FOTO1]

No próximo dia 14 de novembro acontece o fenômeno “superlua”, que é quando o satélite natural fica mais próximo da Terra do que o habitual. Essa será considerada a maior superlua do século XXI até o ano de 2052, que é quando a lua ficará a uma menor distância do nosso planeta. A última vez que o satélite esteve tão perto de nós foi em 26 de janeiro de 1948.

Quando está na menor distância da Terra, o fenômeno faz com que a lua pareça 14% maior e 30% mais brilhante do que de costume. A próxima vez que o fenômeno deverá ser tão intenso ocorrerá apenas em dia 25 de novembro de 2034.

A explicação se deve ao movimento elíptico do satélite natural e as fases da lua. Enquanto se move ao redor da Terra, a sua distância muda bastante entre seu ponto mais próximo (perigeu) e o mais distante (apogeu) em relação ao planeta. A superlua acontece quando o perigeu coincide com a lua cheia.

Em 2016, a previsão é que aconteçam três superluas. A primeira aconteceu no último dia 16 e as próximas estão previstas para os dias 14 de novembro e dezembro.

Redação O POVO Online

TAGS