PUBLICIDADE
Notícias

Escolas cearenses vencem concurso nacional sobre combate ao Aedes aegypti

Estudantes produziram vídeos de até 90 segundos, apresentando medidas de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

18:21 | 28/09/2016
Mensagens em folhas de papel  são colocadas sobre uma mesa, ao lado de vários materiais escolares coloridos
Mensagens em folhas de papel são colocadas sobre uma mesa, ao lado de vários materiais escolares coloridos

[FOTO1]

Duas escolas públicas cearenses venceram o concurso nacional Pesquisar e Conhecer para Combater o Aedes aegypti, segundo resultado divulgado nesta terça-feira, 27, pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC). Dentre as  22 escolas campeãs, o Ceará está representado pelas Escolas de Ensino Fundamental (EEF) Josias Vieira da Silva, em Viçosa do Ceará, e José Jucá, em Quixadá.

A competição consistia na produção de vídeos de até 90 segundos, captados por celulares ou câmeras digitais domésticas. Os estudantes tinham que apresentar, de forma criativa, iniciativas de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A EEF Josias Vieira da Silva, localizada em Sitio Inharim, a 350km de Fortaleza, no município de Viçosa do Ceará, venceu a categoria Educação de Jovens e Adultos de escolas públicas, com o vídeo "Acabar com a dengue é uma missão de todos".

[VIDEO1]

Já a EEF José Jucá venceu, por meio de júri popular na internet, a categoria ensino fundamental II de escolas públicas. A professora de língua portuguesa, Patrícia Fernandes, foi quem levou a ideia para sua turma. Segundo a educadora, duas alunas do 9º se interessaram e levaram o projeto a frente. As jovens produziram o roteiro do vídeo com ajuda da professora, e gravaram as imagens com um celular na própria escola.

Para Patrícia, além de dar visibilidade à escola, o projeto mostra que os estudantes podem desenvolver um bom trabalho e “competir, de igual para igual, com os (alunos) de outros estados”.

Os vencedores, além de medalha e um certificado, ganharão uma viagem a Brasília, onde participarão de um curso de formação.

Redação O POVO Online

TAGS