PUBLICIDADE
Notícias

Homem se forma em Pedagogia aos 90 anos no Rio Grande do Sul

Após 74 anos longe dos estudos, Celestino voltou à escola e agora obteve o diploma da graduação

16:15 | 28/08/2016
NULL
NULL

Celestino Costella largou a escola no quinto ano do ensino fundamental para ajudar a família na roça. Muitos anos depois, ele ingressou em um curso de Educação de Jovens e Adultos, foi à Universidade da Terceira Idade, no Rio Grande do Sul, e fez um curso de informática. Sua conquista mais recente foi o diploma de graduado em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul, após seis anos de estudo. O que mais surpreende: Celestino possui 90 anos de idade recém-completados.

Na noite da colação de grau, sábado, 27, ele era o único concluinte do curso de Pedagogia, e por isso, comemorou a conquista com formandos em Ciências Biológicas, Comércio Internacional e Ciências Contábeis. Os presentes na comemoração, inclusive autoridades da academia, saudaram Celestino com aplausos quando ele recebeu seu diploma e fez o juramento.

O senhor que completou 90 anos no dia 4 deste mês, viajava de ônibus cerca de duas horas, três vezes por semana, para ir de onde morava, Veranópolis, até a universidade. “Na hora de me aposentar, resolvi que ia voltar a estudar. Eu sempre quis, era um sonho meu. Fiquei 74 anos sem estudar", afirmou à RBS TV.

A família de Costella marcou uma festa para hoje, 28, visando comemorar o diploma de Celestino e ainda outras duas datas especias: o aniversário dele e os 66 anos de casamento com a esposa, Maria, de 84 anos. O casal tem 11 filhos e 15 netos.

"Aprender sobre educação mudou minha maneira de ver as coisas. A experiência de estudar muda a maneira de se viver, de conviver com a sociedade", afirma Celestino sobre seu tempo na faculdade. Sua turma era composta, em maioria, por mulheres jovens e, segundo ele, todos o aceitaram e apoiaram.  "Minha idade não facilita muito, sabe? Mas parar mesmo, eu não vou parar", declarou ainda.

 

Redação O POVO Online

TAGS