Participamos do

Cachorros de rua ganham roupinha contra o frio em Curitiba

Apesar dos pelos, os bichinhos sofrem também com as baixas temperaturas. A iniciativa é da prefeitura da cidade
14:50 | Jul. 08, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os cães que vivem nos terminais de ônibus de Curitiba ganharam ajuda para se proteger do frio. Na última terça-feira, 5, os bichinhos começaram a receber roupinhas especiais - capas de chuva impermeáveis e forradas - em uma iniciativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizada pela Rede de Proteção Animal.

A estimativa é a de que pelo menos 25 cães devem receber o acessório em 11 terminais. Além das roupas, uma equipe de veterinários da prefeitura aplicou vacinas e vermífugos, e realizou exames de rotina nos animais que são monitorados com microchip.

“Pedimos o apoio da população para que cuidem desses animais e não retirem a capa. Muitos pensam que os bichos não sentem frio por causa do pelo, mas eles também sofrem com as baixas temperaturas. O acessório foi criado para que eles enfrentem o frio com maior proteção. Esta ação serve como um exemplo de atitudes que a população pode tomar para ajudar os animais de rua nesta época do ano: uma roupinha, um cobertor, um papelão, ou até recolhendo um cãozinho”, informou Paulo Colnaghi, coordenador da Rede de Proteção Animal, segundo o site Bem Paraná.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A ação integra o programa Cão Comunitário de Terminal, que surgiu em 2013, a partir de uma pesquisa desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O levantamento identificou 51 cachorros como residentes dos terminais, dos quais, 26 foram adotados e os demais recebem atendimento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Em 2017, uma nova pesquisa deve ser realizada a fim de atualizar os números.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente