PUBLICIDADE
Notícias

Projeto do Nordeste é eleito um dos cinco vencedores do "Grande Prêmio de Impacto Social"

Com mais de um milhão de votos, o vencedor pelo voto popular foi o do Nordeste - "Transparência Brasil"

22:51 | 14/06/2016

Nesta terça-feira, 14, o Google revelou os nomes dos cinco vencedores da segunda edição do “Grande Prêmio do Desafio de Impacto Social”, competição organizada pelo Google.org com o objetivo de identificar projetos inovadores que utilizam a tecnologia para a mudança social.

Com mais de um milhão de votos, o vencedor pelo voto popular foi o do Nordeste - “Transparência Brasil” - projeto para monitorar os gastos públicos na infraestrutura escolar.

[VIDEO1]

Escolhidos pelos juízes, os projetos das outras regiões brasileiras foram:

Arredondar (região Sudeste): solução para transformar toda compra em uma oportunidade de doação para ONGs.

[VIDEO2]

IPAM Amazônia (região Norte): plataforma para ajudar comunidades indígenas a se adaptarem às mudanças climáticas.

[VIDEO3]

ITS-Rio (região Sudeste): plataforma para empoderar cidadãos no debate e na criação de políticas públicas.

[VIDEO4]

Vetor Brasil (região Centro Oeste): portal para conectar jovens a cargos públicos de alto impacto.

[VIDEO5]

O anúncio aconteceu em um evento no qual dez ONGs finalistas - selecionadas entre mais de 1000 inscritas - apresentaram suas ideias para uma bancada de juízes composta por personalidades do mundo.

Os juízes foram: Adriana Varejão, artista plástica brasileira; Almir Naraymoga Suruí, líder do povo indígena Paiter Suruí; Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann; Jacquelline Fuller, diretora do Google.Org; Marta Vieira da Silva, jogadora de futebol brasileira e eleita cinco vezes a melhor do mundo pela FIFA e embaixadora da ONU, além de Regina Casé, atriz e apresentadora da Rede Globo.

Eles anunciaram quatro vencedores que receberão R$ 1,5 milhão cada. A estrela do futebol Marta, que não pôde comparecer ao evento, mas participou da seleção dos vencedores.

Outros finalistas

Os cinco finalistas restantes não foram para casa de mãos vazias. Cada um ganhará uma quantia de R$ 650 mil para colocar seus projetos em prática. São eles:

Aliança da Terra (região Centro Oeste): ferramenta para conectar pequenos agricultores às informações que eles precisam para melhorar seus negócios.

[VIDEO6]

Centro de Valorização da Vida (região Sul): app que torna o apoio emocional acessível para pessoas em momentos difíceis.

[VIDEO7]

Inovagri (região Nordeste): sistema que ensina agricultores a não desperdiçar água.

[VIDEO8]

Themis (região Sul): app que fornece conhecimento e ferramentas para trabalhadoras domésticas.

[VIDEO9]

WWF-Brasil (região Norte): projeto de rastreamento coletivo para impedir a propogação de doenças como zika e dengue.

[VIDEO10]

De acordo com o Google, todas as dez organizações receberão assistência técnica do Google, bem como mentoria da ponteAponte, uma empresa social especializada no desenvolvimento de projetos.

Redação O POVO Online

TAGS