PUBLICIDADE
Notícias

Operadoras diminuem burocracia na hora de bloquear celular roubado

Basta ligar para a operadora ou se encaminhar até uma delegacia mais próxima. Por enquanto, o procedimento pode ser realizado Bahia, Ceará e Espirito Santo

12:10 | 16/06/2016
NULL
NULL

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fez um anúncio importante. Se você teve seu celular roubado poderá ligar para a operadora e pedir o bloqueio do aparelho. Não será mais preciso informar o International Mobile Equipment Identity (IMEI). Além disso, o processo também pode ser realizado em uma delegacia.

O IMEI funciona como um número de identificação do aparelho. Antes, quando um celular é roubado, a operadora só bloqueava o dispositvo se o consumidor informasse esse número.

A mudança vai facilitar o processo, uma vez que é necessário apenas que o consumidor ligue para a operadora que cuidava da linha de seu smartphone.

"Para fazer o bloqueio, as prestadoras exigiam o IMEI. E, no momento em que pessoa estava sem o aparelho, era muito difícil de conseguir esse número, o que restringia a quantidade de registro de celulares roubados junto à operadora", disse José Bicalho, superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, em entrevista ao G1.

Caso você seja roubado e estiver próximo a uma delegacia, o pedido também pode ser feito por meio dela. Mas, até o momento, o procedimento pode ser realizado apenas Bahia, Ceará e Espirito Santo.

Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, serão os próximos estados que vão disponibilizar o serviço via delegacias.

Redação O POVO Online

TAGS