Participamos do

Beijo: ato cheio de significados e benefícios ao bem-estar humano

Em meio a tantas representações e benefícios, O POVO Online selecionou algumas informações acerca desse ato popular em todo o mundo
18:03 | Abr. 13, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O beijo faz parte do dia a dia das pessoas, seja como uma forma de demonstração de carinho ou para saudar alguém. Além disso, ilustra momentos importantes na vida das pessoas, como o casamento quando o noivo e a noiva dizem o famoso “sim” e o início da adolescência que, geralmente, é representado pelo primeiro beijo, e faz parte do processo de sedução dos casais. Por essa importância, O POVO Online selecionou algumas informações sobre o beijo que nesta quarta-feira, 13, comemora o seu dia. Confira!
 
Os efeitos no organismo
Quando beijamos alguém que gostamos, principalmente durante a relação sexual, cerca de 100 bilhões células nervosas são estimuladas, a pressão sanguínea e a temperatura corporal aumentam e hormônios responsáveis pela felicidade e adrenalina também são estimuladas, acelerando as batidas do coração. 

Outro fator interessante é que cerca de 60 miligramas de água, 0,5 miligramas de proteínas, 0,15 miligramas de secreção, 0,4 miligramas de sal e até 22 mil bactérias são trocadas durante o ato com o parceiro. Além disso, o corpo chega a queimar cerca de 6,4 calorias por minuto. 
 
Representações 
E é claro que o beijo vai muito além de uma atitude sexual. Elas podem representar como uma forma de saudar alguém em alguns países. Na cultura francesa, por exemplo, as pessoas costumam dar três beijos na bochecha ao cumprimentar alguém. Já o brasileiros, por sua vez, possuem uma cultura semelhante, mas ao invés de três, dão um ou dois beijos na bochecha. Em contrapartida, no Japão, o beijo se restringe apenas na relação sexual.
 
Manifestação 
O beijo também pode ser um ato de manifestação. Em vários países, a realização de beijaços já foram promovidos para protestar contra a discriminação de público LGBTT, por exemplo. Nesta sexta-feira, 8, uma ação deste tipo foi organizada no Facebook para protestar contra a lgbtfobia e reuniu dezenas de casais que beijaram na boca no segundo piso do Shopping Benfica, em Fortaleza. 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente