Participamos do

Poema de Cecília Meireles dedicado as mulheres é descoberto por acaso

'Rimance das Donas de Portugal' é o primeiro poema narrativo que ela escreve, segundo o que professor Ulisses Infante conseguiu apurar
10:43 | Mar. 08, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Cecília Meireles, uma das poetisas mais importantes do Brasil e a primeira voz feminina de grande expressão dentro da literatura de língua portuguesa, mesmo após 52 anos de sua morte continua a surpreender. Foi o que aconteceu com Ulisses Infante. Enquanto realizava uma pesquisa, professor de literatura da Unesp de São José do Rio Preto se deparou com um poema de Cecília que aborda os direitos da mulher e descobriu que ele nunca havia sido incluído em nenhuma coletânea.

O jornal paulista 'Estadão' teve acesso ao poema inédito e o disponibilizou. 'Rimance das Donas de Portugal' é o primeiro poema narrativo que ela escreve, segundo o que professor conseguiu apurar. Ele foi escrito depois de Cecília receber o convite para participar da Festa do Minho. Lá ela declamou o poema.

O poema foi encontrado na Hemeroteca Digital, da Biblioteca Nacional, há dois meses atrás, quando Ulisses buscava informações sobre a primeira viagem da poeta à Portugal, em 1934. O professor descobriu que, mesmo sendo publicado na revista Lusitania, da colônia portuguesa no Rio de Janeiro, o poema não foi incluído em nenhuma coletânea.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em entrevista ao 'Estadão', o pesquisador aponta que o poema destaca o protagonismo feminino na história. "Ela nunca foi uma militante feminista no sentido de estar engajada, mas pela ação é uma mulher protagonista. Esse poema tem muito a ver com isso e justifica o que ela foi fazer naquele centro de imigrantes: falar como mulher, para mulher, numa linha de trabalho que ela vinha fazendo há algum tempo", diz Infante.

[FOTO2] 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente