Participamos do

Pernambuco confirma primeira morte por chikungunya

Já foram notificados 9.160 casos suspeitos de infecção pelo vírus chikungunya
11:50 | Mar. 09, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Uma idosa de 88 anos morreu no dia 21 de fevereiro deste ano no Recife e, de acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), que anunciou na terça-feira, 8, por meio de boletim, a morte foi causada pelo vírus chikungunya. O nome da vítima não foi divulgado a pedido da família.
 
Em entrevista à imprensa, a secretária-executiva de Vigilância à Saúde, Cristiane Penaforte: "A paciente iniciou os sintomas no dia 11 de janeiro, foi levada a um hospital da rede particular, onde foi encaminhada para uma unidade de terapia intensiva, evoluindo para a morte".
 
O boletim revelado pela Secretaria de Saúde chamou atenção para o grande número de casos relacionados à infecção pelo vírus chikungunya no Estado de Pernambuco. De acordo com os dados divulgados, no período de 3 de janeiro a 5 de março deste ano já foram notificados 9.160 casos suspeitos de infecção pelo vírus chikungunya em todo o estado de Pernambuco.
 
Em 2015, ocorreram 2.605 notificações e 450 confirmações dos casos de chikungunya. Os dados correspondem a registros em 151 dos 184 municípios pernambucanos.
 
A morte foi confirmada durante apresentação de dados referentes aos casos de dengue, chikungunya, zika e ainda sobre casos de microcefalia referentes ao período de 1 º de agosto de 2015 até o dia 05 de março de 2016. O estado de Pernambuco notificou  4.849 casos suspeitos do vírus da zika, mas ainda não há confirmações em 2016.
De acordo com os dados divulgados Foram notificados 9.160 casos de suspeitos de chikungunya em 151 municípios de Pernambuco. Desse número, foram confirmados 226 casos e 361 descartados.
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente