Participamos do

Mulher nascida em ano bissexto faz festa para comemorar 15º aniversário

Serão 170 convidados prestigiando a festa que acontece nesta segunda-feira, em São Paulo
09:58 | Fev. 29, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Como seria comemorar seu aniversário apenas de quatro em quatro anos? A artesã Mamiko Yamashita passa por essa situação. A japonesa, nascida em ano bissexto, irá comemorar os 60 anos com uma festa de debutante nesta segunda-feira, 29 em Bragança Paulista, São Paulo.

Em 2016, Mamiko vai realizar o seu 15º aniversário e com isso sua festa contará com todos os detalhes que uma festa de 15 anos exige: 15 casais dançando valsa, vestido de gala e música ao vivo.

Ela conta, em entrevista ao G1, que quando nasceu, no dia 29 de fevereiro, as pessoas aconselharam sua mãe a registrar seu nascimento como dia 28 ou 1º de março para que ela pudesse comemorar todo o ano.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Minha mãe contava que ao escutar isso, a parteira disse que não deveria mudar, porque quem faz aniversário nessa data é uma pessoa diferente. E é verdade, eu já nasci com os olhos verdes, o que não é muito comum", fala a artesã.

Como não teve festa de 15 anos, a artesã afirma que a data é esperada por ela, amigos e familiares. "Quando não tem a data, a gente faz uma comemoração bem simples, algo pequeno. Mas a cada quatro anos fazemos uma festa mesmo. Algumas pessoas me questionam o porque de eu não fazer a festa no final de semana. Eu esperei quatro anos para poder realizar no dia e vou trocar a data?", pergunta.

Há três meses ela vem preparando tudo, inclusive a decoração da festa. Contando sempre com a ajuda de familiares e amigos. O salão de festas, por exemplo, foi cedido pelo clube onde ela dá aulas de artesanato voluntariamente.

"Em tempo de crise, a gente precisa colocar a mão na massa e como sou artesã, todo mundo espera uma festa com a minha cara. Sem contar que é muito legal se orgulhar por fazer. Peguei garrafas que iam pro lixo e transformei em solitária para as mesas. Minha cunhada está fazendo os salgados e doces, minha irmã é fotógrafa e fará as fotos", disse Mamiko muito animada.

Valsa
"Escolhi alguns amigos próximos. Na representação, é um casal para cada ano da menina. No meu caso, cada casal representa quatro anos da minha vida. Eles ficaram contentes e honrados e eu disse à eles que é a única chance deles fazem parte de uma valsa em uma festa de 15 anos", conta como escolheu os 15 casais de amigos que dançarão na festa.

Todos os convidados estarão com roupas estampadas e Mamiko, com o vestido coral, escolhido especialmente para a valsa, que ela dançará com o marido e o filho.

Entenda o ano bissexto:
É aquele ano com um dia a mais, o dia 29 de fevereiro. Isso acontece a cada quatro anos e foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César, uma vez que rra preciso adequar o calendário ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.

A volta da Terra ao redor do Sol não é feita em exatos 365 dias, mas sim em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos. Essa fração de dias, arredondada para seis horas, é compensada no ano bissexto, já que seis horas, em quatro anos, são 24 horas, ou seja, mais um dia.

Os antigos romanos também decidiram que esse dia extra seria 29 de fevereiro, o menor mês do ano. Sem o ano bissexto, as estações do ano não teriam datas definidas, como acontece hoje.

Redação O POVO Online com informações da Agência Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente