Participamos do

Em Pernambuco homens abandonam mães de bebês com microcefalia

O caso de abandono dos pais afeta principalmente os relacionamentos instáveis e que tiveram uma gravidez indesejada
15:19 | Fev. 04, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em Pernambuco muitas mães têm sido abandonadas pelos companheiros após descobrir que filho do casal é portador de má-formação. O Estado tem o maior número de casos de microcefalia em todo o País. Os médicos relatam que os casos são cada vez mais frequentes e afetam jovens em relações instáveis.

Em entrevista ao portal Meio Norte os médicos que trabalham no atendimento de pacientes com microcefalia relatam que os homens têm mais dificuldade do que as mães para aceitar a deficiência do filho. "Eu me surpreendi com a quantidade de mães que estão cuidando do filho sozinhas, porque o pai simplesmente resolveu largar a família", falou uma pediatra que não quis se identificar. O caso também atinge relações mais duradouras.

[SAIBAMAIS3]A promotora de eventos Carla Silva, 32, foi abandonada pelo pai dos seus três filhos quando ainda estava internada na maternidade, após dois anos de namoro e nove de casamento. O motivo era a condição da caçula, Nivea Heloise, que nasceu com menos de 28 centímetros de perímetro encefálico. “Ele me culpou por ela nascer assim. Disse que a menina era doente porque eu era uma pessoa ruim”, conta em entrevista a Meio Norte.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo a pediátrica Angela Rocha, coordenadora do setor do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, que recebe a maior parte dos pacientes com microcefalia em Pernambuco, o problema de abandono dos pais afeta principalmente os relacionamentos instáveis e que tiveram uma gravidez indesejada.

"Normalmente, o homem tem essa dificuldade de assumir", afirma Angela. Segundo a infectologista, alguns rompimentos acontecem ainda antes de o casal descobrir que o filho tem microcefalia. "Em muitos casos, o parceiro já tinha se afastado na hora em que soube da gravidez da parceira. Em outros, quando a criança nasce”, finalizou a pediátrica.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente