Participamos do

Brasileiro vence categoria "Notícias Gerais" do World Press Photo

A imagem eleita mostra um soldado de 16 anos do grupo Estado Islâmico com queimaduras graves
17:30 | Fev. 22, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O brasileiro Maurício Lima foi o vencedor da categoria "Notícias Gerais" do World Press Photo, um dos prêmios cogitados pelos fotógrafos mundiais. A imagem eleita mostra um soldado de 16 anos do grupo Estado Islâmico com queimaduras graves, sendo atendido em um hospital curdo da Síria. As informações são da Gazeta do Povo.
 
 [FOTO2]
 
O australiano, Warren Richardson, levou o grande prêmio World Press Photo. Com a legenda "Esperança de uma nova vida", a imagem em preto e branco mostra a tensão de um refugiado ao passar um bebê sob uma cerca de arame farpado que dividia a fronteira da Sérvia e a Hungria.  

O presidente do júri e diretor de fotografia da AFP, Francis Kphn, declarou que a foto de Warren Richardson é "poderosa por sua simplicidade". " Vimos esta foto cedo (no processo de seleção) e soubemos que era uma imagem importante", afirmou. 
 
[FOTO3] 
 
"Você observa a ansiedade e a tensão de forma sutil. A imagem mostra a emoção e os sentimentos de um pai que tenta introduzir o filho no mundo ao qual deseja pertencer", expressou Huang Wen, membro do júri e diretor de desenvolvimento de novas mídias da agência chinesa Xinhua. 
 
Após passar cinco dias acampado com os refugiados, Warren presenciou a chegada de centenas de refugiados as escondidas ao longo da fronteira. "Eram três da manhã quando fiz a foto. Não podia usar o flash, porque a polícia tentava encontrar estas pessoas. Aproveitei apenas a luz da lua", esclareceu o australiano.
 
Confira a coleção de fotos da World Press Photo 2016 aqui
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente