PUBLICIDADE
Notícias

Acervo da Cinemateca é atingido por incêndio

No arquivo possui aproximadamente 200 mil rolos de filmes, entre longas, curtas e cinejornais de 30 mil títulos

07:35 | 03/02/2016
Um incêndio na madrugada desta quarta-feira, 3, no prédio da Cinemateca Brasileira, no Largo Senador Raul Cardoso, 200, Vila Mariana, zona sul da cidade atingiu parte do acervo da instituição. Segundo o Corpo de Bombeiros foram enviadas para o local, oito viaturas às 5h30 da madrugada, horário de Brasília. Ainda não há detalhes sobre os danos, mas os bombeiros informam que não há vítimas. O fogo foi extinto por volta das 6h quando começou a operação rescaldo.

Com o maior acervo do gênero da América latina, a Cinemateca abriga cerca de 200 mil rolos de filmes, entre longas, curtas e cinejornais de 30 mil títulos. Além disso, lá estão guardados livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes.

Entre as relíquias audiovisuais estão gravações da TV Tupi, a primeira emissora de televisão do Brasil, inaugurada em setembro de 1950 e com as atividades encerradas em julho de 1980. Estão também obras de ficção, filmes publicitários e registros familiares nacionais e estrangeiros, produzidos desde 1895.
Agência Brasil
TAGS