Participamos do

Novo comercial de O Boticário é denunciado ao Conar por machismo

Mostrando casais no dia do divórcio, a propaganda dividiu opiniões nas redes sociais
09:51 | Jan. 13, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Boticário mais uma vez gera polêmica com uma campanha publicitária. "Linda Ex", seu novo comercial veiculado nas redes sociais em 27 de dezembro de 2015, será julgado pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

O processo contra a marca foi aberto na última segunda-feira, 11, depois de receber três denúncias de consumidores que acusaram a propaganda de "reforçar estereótipos machistas". De acordo com a assessoria de imprensa do Conar, a
propaganda será julgada em fevereiro.

No vídeo, criado pela AlmapBBDO, três casais reais em processo de separação contam como o relacionamento caiu na rotina após certo tempo. "Com a rotina, acaba ficando comum você estar do lado daquela pessoa. Então, deixa de ser atrativo", diz um dos homens sobre o casamento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em seguida, a marca de cosméticos propõe deixar as mulheres mais bonitas para o dia da assinatura do divórcio, aumentando a autoestima. O comercial finaliza mostrando a reação de surpresa dos ex-maridos.

Assista ao vídeo:

[VIDEO1]

Elogios e Críticas
Opiniões divididas. Nas páginas da marca nas redes sociais, algumas pessoas elogiaram como o tema foi abordado e outras consideraram a propaganda machista.

"Que vergonha, 'O Boticário'!!!!! Depois de uma campanha linda no Dia dos Namorados de 2015, vem com um lixo desses, em que a "fêmea" precisa estar linda e maravilhosa para o seu "macho", caso contrário o relacionamento não vai pra frente?", comentou um internauta no Facebook.

"Parabéns pela campanha.O fato do divorcio,a ideia do Oboticário foi fazer com que a vida não acaba, ela continua, levantando a autoestima das mulheres, mostrando o quanto elas são lindas, poderosas, e fazendo com q o marido pense duas vezes se é realmente o que ele quer, e elas trasmitindo que a vida não acabou e sim está començando!", publicou outra pessoa.

Em 2015, ao lançar a propaganda do Dia dos Namorados com casais gays, a marca gerou uma grande discussão e polêmica com a campanha publicitária.

O Boticário
Em nota, a marca de cosméticos informa não ter recebido notificação do Conar e ressalta o caráter de estimular a autoconfiança feminina por meio da beleza, mostrando as pessoas mais seguras, confiantes e dispostas a despertar o que há de melhor em sua essência quando se sentem bonitas.

Veja o texto na íntegra:
O Boticário informa que até o momento não recebeu qualquer notificação do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) referente à campanha 'Linda Ex', a qual reforça a crença da marca representada pela assinatura Acredite na Beleza. O Boticário esclarece que valoriza a beleza presente na atitude, na autoconfiança e no olhar positivo sobre a vida. A proposta do filme 'Linda Ex', que estreou no dia 27 de dezembro, é mostrar como as pessoas tornam-se mais seguras, confiantes e dispostas a despertar o que há de melhor em sua essência quando se sentem bonitas. Acreditamos que a beleza é um estímulo para recomeçar, transformar e abrir novos caminhos, até mesmo nas decisões mais difíceis da vida."

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente