PUBLICIDADE
Notícias

No Facebook: postagem em grupo de médicos associa microcefalia no Nordeste a votação no PT

A mensagem de teor preconceituoso pergunta se a doença é causada pelo vírus ou se refere a uma "adaptação da espécie". Autor pede ainda que colegas o livrem de "comentários julgadores"

12:59 | 09/12/2015
NULL
NULL

Um integrante do grupo do Facebook "Dignidade Médica" fez uma postagem na rede social onde compara casos de microcefalia na região Nordeste com os votos no PT. A microcefalia, uma doença responsável por causar má-formação do cérebro em fetos, tem relação com o vírus Zika, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, o qual tem maior circulação nos estados dessa região.

A mensagem de teor irônico e preconceituoso pergunta se a doença é causada pelo vírus ou se refere a uma "adaptação da espécie". "Cientificamente pode ser a comprovação de que votar no PT faz o cérebro involuir e diminuir de tamanho”, declara a postagem. Afirmando que "não podia perder a piada", o autor pede que os colegas o livrem de "comentários julgadores".

De acordo com o site Saúde Popular, quem divulgou a postagem foi Izabella Navarro, estudante de medicina. Ela fez um print da publicação e a expôs fora do grupo, que é fechado e exclusivo para médicos ou estudantes de medicina. Na mesma rede social, em 23 de novembro, ela reprovou a postura do colega mencionando o quanto é comum os profissionais de saúde realizarem comentários políticos.

"[Quem não entende porque questiono a profissão, são pessoas] Que nunca tiveram que ouvir médicos falando que o paciente não vai conseguir a cirurgia que precisa porque votou em determinado candidato, ou que se na próxima eleição votasse em tal partido, o ambulatório iria fechar. Nunca se sentiram impotentes vendo pacientes sendo coagidos por seus médicos", escreveu Izabella junto da imagem.

Microcefalia e vírus Zika

O Ministério da Saúde divulgou na última terça-feira, 8, os números atualizados sobre a microcefalia. Os casos suspeitos da doença chegam a 1.761 no Brasil, notificados em 422 municípios de 14 unidades federativas. A região Nordeste aparece com o maior número de casos, 1696, com destaque para Pernambuco (804).

[SAIBAMAIS1]Foram identificados ainda 19 mortes de bebês com microcefalia e suspeita de infecção pelo vírus Zika.

No dia 28 de novembro, o Ministério da Saúde confirmou a existência da relação entre o vírus Zika e os casos de microcefalia na Região Nordeste do país.

Redação O POVO Online

TAGS