PUBLICIDADE
Notícias

Máquina troca latinhas por créditos no transporte público em São Paulo

Os resíduos coletados nas máquinas são entregues para cooperativas e empresas do setor para passar por reciclagem

14:35 | 09/12/2015
NULL
NULL
Uma nova forma de coleta seletiva e se destaca na cidade de São Paulo e incentiva a cultura de sustentabilidade. Trata-se da Recicle Machine, uma máquina que troca materiais recicláveis por bens e serviços, entre eles, créditos nas passagens do bilhete único para o transporte público em São Paulo
 
Para usufruir dos pontos, os interessados precisam se cadastrar no site ou através de aplicativo de smartphone e depois depositar garrafas pets, copos descartáveis e latinhas de alumínio nas máquinas espalhadas pelos metrôs para receber a pontuação. 
 
Já existem quatro máquinas em São Paulo e a previsão é que mais máquinas sejam instaladas no próximo ano, os materiais recicláveis poderão ser trocados por bens e serviços, inclusive em descontos na conta de luz, créditos no Bilhete único e em lojas da Livraria Saraiva. 
 
Os resíduos coletados na Retorne Machine são entregues para cooperativas e empresas do setor para passar por reciclagem.  De acordo com a empresa, a iniciativa promove além da cultura de sustentabilidade, ajuda a gerar empregos para famílias que dependem do trabalho com reciclagem para sobreviver.   
 
Segundo Maurício Zarzur, sócio e co-fundador da startup Triciclo, responsável pelo projeto Retorne Machine, os resíduos coletados são entregues a cooperativas e empresas do setor para passar por reciclagem.  Segundo os responsáveis pela Retorne Machine, a ideia é aumentar as parcerias e trocar os pontos por recargas de celulares e vales refeições e promover mais benefícios para os usuários.  
 
Para Zarzur, a iniciativa promove além da sustentabilidade, oportunidade de negócio e ajuda a aumentar a fonte de renda de famílias que dependem do trabalho com reciclagem para sobreviver.   
 
Para os apoiadores da iniciativa, o projeto reascende a necessidade de soluções sustentáveis e acessíveis para a correta destinação de resíduos que antes eram jogados em locais inapropriados, gerando lixo, entupimento de bueiros e transtornos em época de chuvas em São Paulo. 
  
Redação O POVO Online 
 
 
TAGS