PUBLICIDADE
Notícias

Jovem com síndrome de Down conclui curso com nota máxima no TCC, no RS

O estudante de teatro encenou um trecho de "Hamlet", de William Shakespeare. Para docentes, Gabriel Almeida Nogueira tem as características fundamentais para um professor de teatro

16:05 | 10/12/2015
NULL
NULL
Um estudante do Rio Grande do Sul tornou-se o primeiro portador de síndrome de Down a se graduar na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).  Gabriel Almeida Nogueira, de 27 anos, defendeu seu trabalho de conclusão de curso (TCC) nesta quarta-feira, 9, com a encenação de um trecho de "Hamlet", de William Shakespeare.
 
De acordo com a universidade, Gabriel apresentou o trabalho "Oficina de Teatro Down: Todos Somos Capazes de Fazer Tudo", pelo qual recebeu a nota máxima. Depois de encenar parte de "Hamlet", ele chamou membro do projeto Novos Caminhos, onde estagiou e fez a pesquisa acadêmica, para uma atividade teatral. 
 
[SAIBAMAIS2]O jovem falou ao portal G1 que as brincadeiras que promoveu com os alunos proporcionaram crescimento mútuo. "Ao mesmo tempo em que eles aprenderam comigo, eu aprendi muito com eles", afirmou.
 
Segundo a mãe Josiane Almeida, Gabriel sempre gostou muito de palco, teatro, cinema e apresentações. "No último ano do ensino médio, quando ele teve que escolher um caminho, ele disse: 'quero teatro'. Não teve dúvidas", contou.
 
Para a docente Fabiane Tejada, Gabriel Almeida "tem características fundamentais ao professor de teatro: sensibilidade, respeito, disciplina e capacidade de conviver em grupo". 
 
O ator e doutorando em Educação na UFPel, Vagner Vargas, declarou que a apresentação teatral do jovem na defesa do TCC demonstrou "coragem, igualdade e inovação". 
Redação O POVO Online
 
TAGS