PUBLICIDADE
Notícias

Brasileiro gasta dez vezes mais com remédios que o governo

De acordo com a análise, as pessoas compram muito mais remédios nas farmácias ao invés de retirar o produto em algum ponto de distribuição

10:39 | 10/12/2015
NULL
NULL

No orçamento familiar sempre há aquela reserva para imprevistos ou para compra de produtos relacionados à saúde. Mas de acordo com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os brasileiros gastam cerca de dez vezes mais que o próprio governo federal com a compra de remédios. As informações, que fazem parte da Conta Satélite de Saúde, do período de 2010-2013, foram divulgadas nesta quinta-feira, 10, pelo instituto.

De acordo com a análise, as pessoas compram muito mais remédios nas farmácias ao invés de retirar o produto em algum ponto de distribuição. Com isso, as famílias brasileiras desembolsam cerca de 78,5 bilhões, o que significa 1,5% do PIB (Produto Interno Bruto) do País.

Ainda conforme a pesquisa, os gastos da administração pública com remédios para distribuição atingiram a marca de 8,4 bilhões de reais, cerca de 0,2% do PIB nacional.

Segundo o autor do estudo, Ricardo Montes, o elevado gasto da população na compra deste tipo de produto se faz pela restrição na lista de medicamentos do governo. Para o pesquisador, há postos e pontos de distribuição que não fornecem os medicamentos necessários para determinados pacientes.

 

Redação O POVO Online

TAGS