PUBLICIDADE
Notícias

Brasil está entre piores países para mulheres no mercado de trabalho

Apenas 59,4% de mulheres com mais de 15 anos estão atuantes no mercado. Tânzania, Ruanda e Moçambique lideram, com mais de 85% das mulheres em atividade

14:42 | 15/12/2015
O Brasil é o 97º país em ranking de igualdade de gênero. É o que afirma o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que traz o Índice para o Desenvolvimento de Gênero. A listagem mostra indicadores de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) separados entre homens e mulheres, buscando espaços que os distanciam, como educação e renda. As informaçãoes são da revista Exame.

[SAIBAMAIS1]O Índice para o Desenvolvimento de Gênero precisa ser aproximado a zero para ser considerado satisfatório, ao contrário do IDH. Nesse caso, os estudos do Índice de Desenvoldimento Humano procuram destacar o histórico feminino e a igualdade de gênero como forma de desenvolvimento social. Entram números de caráter reprodutivo, saúde, capacitação educacional e presença no mercado de trabalho.

O Brasil é o 97º lugar do ranking, com 0,457, dos 155 países com indicadores para pontuar. A Eslovênia lidera a lista, com 0,016 de índice, seguido por Suíça, Alemanha, Dinamarca e Áustria. Chade (0,706), Níger (0,713) e Iémen (0,744) fecham o relatório nos últimos lugares.

De acordo com o Human Development Report 2015 (HNDP) o Brasil tem o melhor índice de mulheres no mercado de trabalho. No País, 59,4% das mulheres com mais de 15 anos estão trabalhando. Apesar disso, os números não são bons, já que o Brasil configura 45º lugar no ranking de 155. Os três primeiros são Tanzânia, Ruanda e Moçambique, todos acima de 85% das mulheres em atividade. 
Redação O POVO Online 
TAGS