PUBLICIDADE
Notícias

68 cursos universitários terão vestibulares suspensos

A decisão do MEC tem base nas duas últimas avaliações de Conceito Preliminar de Curso em que as graduações não atingiram um nível satisfatório

16:52 | 18/12/2015

Nas áreas de Ciências Exatas, licenciaturas e afins, 68 cursos do País terão os vestibulares suspensos. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, 18, pelo Ministério da Educação (MEC). As graduações obtiveram, nas duas últimas avaliações do MEC, Conceito Preliminar de Curso (CPC) menor que três, considerado insatisfatório e punível com restrições ao curso.

Procurado pelo O POVO Online, o MEC, por meio de assessoria de imprensa, afirmou que a lista de quais cursos, especificando suas universidades e Estados, será, possivelmente, publicada no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira, 21.

De acordo com o portal Educação do Estadão, dos 68 cursos 45 tiveram evolução muito baixa (da nota 1, em 2011, passou para 2, em 2014). Esses, ainda poderão reverter a medida cautelar após uma avaliação in loco, feita pelo MEC, e a assinatura de um protocolo de compromisso em implementar melhorias. Nas outras 23 restantes não há essa possibilidade.

Ao todo, são 756 cursos no Brasil que tem CPC menor que três. A nota insatisfatória poderá trazer consequências ao cursos, como ter vetados o aumento de vagas, a realização de novos contratos de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni), além da utilização do curso como referencial para adesão ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Redação O POVO Online 

TAGS