Justiça libera uso do THC, princípio ativo da maconha
Determinação foi feita nesta quarta-feira, 11, pelo juiz Marcelo Rebello. No entanto, para o uso é necessário uma comprovação médica
Em decisão provisória, a justiça brasileira liberou nesta quarta-feira, 11, o uso da substância THC - medicamento de princípio ativo da maconha - para uso medicinal e também para pesquisas científicas. De acordo o juiz do caso, Marcelo Rebello Pinheiro, o uso da droga não está liberado, mas sim o da substância.
Segundo Marcelo Rebello, a liberação seria para tratar questões de saúde emergenciais, em que precisa do princípio ativo da maconha. Segundo a justiça, a demora do tratamento com a substância pode trazer riscos à saúde dos pacientes. Além disso, a determinação pede que a Anvisa libere a importação da substância.
Apesar disso, a Anvisa ainda não foi notificada oficialmente sobre a decisão judicial.
Entretanto, Marcelo Rebello alegou que a liberação só será efetivada se houver uma indicação médica sobre a saúde do paciente. Além disso, estudos específicos sobre o THC devem ser efetuados.
Para o Ministério Público Federal, os cientistas estão comprovando que existem substâncias mais perigosas do que as vendidas regularmente.
Redação O POVO Online