PUBLICIDADE
Notícias

Desativações de páginas populares do Facebook gera polêmica

12:03 | 06/11/2015
NULL
NULL

A remoção de algumas páginas populares no Facebook estão causando bastante polêmicas na rede social. No último dia 1º de novembro, a página 'Orgulho de ser hétero, que possuía cerca de 2 milhões de seguidores, foi excluída após receber algumas denúncias de comunidades feministas e LGBT.

Em forma de resposta ao ocorrido, os seguidores da página se movimentaram e também denunciaram as páginas "Feminismo sem demagogia", "Cartazes tirinhas LGBT" e "Moça, você é machista" por apresentarem conteúdo de ódio. Logo após a denúncia, as três páginas também saíram do ar. Assim como a página da vlogueira Juliana Tolezano, Jout Jout, em que apresentada para os seus seguidores vídeos de assédios sofridos por mulheres.

Após excluir as páginas, vários usuários da rede social levantaram novamente a questão de como o próprio Facebook determina a remoção de suas páginas públicas.

Em resposta ao acontecido, a assessoria de imprensa do Facebook revelou à BBC Brasil que não há confirmação sobre a conexão entre a desativação e a ação organizada por ativistas. Em nota, afirmaram que a página da vlogueira Tolezano teve um erro de avaliação e que desde a última quarta-feira, 4, ela voltou a ser visualizada pelos seus seguidores.

"Após tomarmos conhecimento de algumas situações envolvendo páginas na plataforma, fizemos uma revisão detalhada e detectamos que a página da Jout Jout Prazer foi removida por um erro de avaliação de uma denúncia. A página já foi restaurada e nos desculpamos pelas inconveniências causadas.”

De acordo com a advogada da empresa, Mônica Birckert, a empresa direciona suas denúncias para revisores de conteúdos do Brasil, mas nem sempre eles são brasileiros ou falam português o que dificulta. Em entrevista à BBC Brasil, Monica explicou algumas necessidades de realizar a denúncia.

"Qualquer conteúdo no Facebook pode ser denunciado. Isso inclui perfis, páginas, grupos, posts, comentários em posts, fotos, vídeos, qualquer coisa. Quero enfatizar que dependemos muito de as pessoas denunciarem as coisas para nós. Isso nos ajuda a garantir que as coisas que estão sendo denunciadas realmente estão tendo um impacto negativo na comunidade.

Temos sistemas de segurança para detectar determinadas coisas como spam e imagens de pornografia infantil, então nem tudo necessariamente precisa ser denunciado para ser visto. Mas discurso de ódio e assédio precisam ser denunciados. Não estamos ativamente buscando por isso."

Formas de avaliação

Os conteúdos denunciados são encaminhados aos revisores do país. No entanto, eles nem sempre são da nacionalidade do país ou sequer possuem autonomia no idioma. No entanto, de acordo com os representantes do Facebook, a ideia é excluir conteúdos que contenham palavras violentas, ameaças, xingamentos e preconceitos são analisados.

Após ser reativada, a administradora publicou um post sobre o fato. Confira:

[VIDEO1] 

 

 

Redação O POVO Online

TAGS