PUBLICIDADE
Notícias

Última superlua de 2015 acontece na madrugada desta terça

O fenômeno se caracteriza pela ocorrência de uma Lua nova ou cheia, quando a aproximação do satélite natural está em 90% ou mais de sua aproximação máxima da Terra

14:18 | 26/10/2015
NULL
NULL

Amantes da Lua e da astronomia terão um motivo especial para visualizar o céu na noite desta segunda-feira, 26, para terça-feira, 27, pois ocorrerá a sexta e última Superlua de 2015. Neste caso, será uma Lua cheia. A próxima, será vista em outubro de 2016.

O fenômeno se caracteriza pela ocorrência de uma Lua nova ou cheia, quando a aproximação do satélite natural está em 90% ou mais de sua aproximação máxima da Terra em uma determinada órbita.
[SAIBAMAIS 4]
A aproximação máxima da Lua faz com que o brilho possa parecer de 14% a 30% mais brilhante que o normal. Por consequência, a dimensão do satélite também aparenta estar maior.
 
Relativamente comum, a superlua ocorre de quatro a seis vezes por ano, porém nem todas elas coincidem com luas novas ou cheias.

A última superlua ocorreu sem setembro e coincidiu com um eclipse lunar total, o que configurou uma "lua de sangue". O último fenômeno do tipo aconteceu em 1982 e o próximo acontecerá apenas em 2033.

Redação O POVO Online

TAGS