PUBLICIDADE
Notícias

Obras do escritor Lira Neto serão reeditadas pela Companhia das Letras

Biografias de Maysa, Castello Branco e José de Alencar devem voltar às prateleiras das livrarias no início do ano que vem

18:15 | 30/10/2015
NULL
NULL

O jornalista e escritor cearense Lira Neto anunciou recentemente, em sua página no Facebook, que assinou um contrato esta semana com a editora Companhia das Letras para reedição das biografias de Maysa, Castello Branco e José de Alencar.

A previsão é que as referidas obras, esgotadas há alguns anos, voltem às prateleiras das livrarias no início do ano que vem. 'O inimigo do Rei - uma biografia de José de Alencar' e 'Maysa – numa só multidão de amores' foram publicadas originalmente pela editora Globo e 'Castello - A Marcha para a Ditadura', pela editora Contexto.

"Elas [as biografias] estavam fora de catálogo. Então esperei que os prazos dos contratos expirassem, ofereci à Companhia e eles toparam. Eu tinha esse desejo de vê-los [livros] publicados na Companhia das Letras", declarou o autor em entrevista ao O POVO Online.

De acordo com ele, antes de republicadas, as três biografias vão passar por um processo de revisão e atualização. "Vão ser incluídas informações novas. Foram descobertos, por exemplo, textos novos sobre Alencar e vamos incorporar isso", afirma.

Prêmio Jabuti

Além da capacidade de produzir biografias, Lira Neto coleciona indicações ao Prêmio Jabuti, uma das mais reconhecidas premiações da literatura brasileira.
[SAIBAMAIS 4]
Na semana passada, o cearense foi mais uma vez indicado ao Prêmio 2015 - 57ª edição - na categoria Biografia, com o terceiro volume de 'Getúlio – da Volta pela Consagração Popular ao Suicídio (1945-1954)'.

"É torcer e cruzar os dedos. Se der sorte, este será o quinto Jabuti", diz o escritor, que classifica as indicações como o "resultado de um compromisso com esse tipo de trabalho", sem foco em premiações.

"Nunca escrevo pensando em ganhar prêmio. Mas é interessante ver que, além do retorno do público, a gente tem conseguido um excelente retorno da crítica", revela Lira Neto.

Os dois primeiros volumes de 'Getúlio' receberam o troféu em 2013 e 2014. 'Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no Sertão', publicado pela Companhia das Letras, levou o troféu em 2010; e 'O inimigo do Rei - uma biografia de José de Alencar' ganhou o primeiro lugar em 2007.

"Desde Castello para cá, foram oito livros e todos chegaram ao final do Jabuti, o prêmio mais tradicional da literatura brasileira", comemora o escritor.

Lígia Costa, especial para O POVO
TAGS