PUBLICIDADE
Notícias

União gastará R$ 3,8 bilhões com pensão para filhas de militares em 2015

O benefício seria pago somente às solteiras

13:12 | 22/09/2015

Pensão a filhas de militares consome quantias bilionárias dos cofres federais e causa questionamentos sobre a permanência do benefício em um momento que o Governo Federal está prestes a fazer novos ajustes fiscais para superar a crise.


Segundo dados do Ministério da Defesa levantados pelo jornal O Globo, são 185,3 mil beneficiárias das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica). O gasto previsto para o pagamento das pensões é de R$ 3,8 bilhões só este ano.

 

No início deste ano, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que o país precisa repensar o gasto de recursos públicos a longo prazo e procurou alterar a fórmula da pensão. O ministro propôs mudar o cálculo do valor recebido. Contudo, na hora de propor a medida provisória, o texto foi alterado e não houve mudança proposta por Levy.


O benefício da pensão vitalícia para filhas de militares foi extinto em 2000 para servidores admitidos a partir daquele ano, mas quem já fazia parte do quadro das Forças Armadas pode optar pelo pagamento de um adicional de 1,5% na contribuição previdenciária para manter o benefício.


O Ministério da Defesa alega que militares têm normas específicas e o benefício deve ser mantido de acordo com o regimento das Forças Armadas. As filhas de militares ganharam o direito de receber pensão vitalícia com a aprovação da Lei nº 3.765, de 1960. O benefício seria pago somente às solteiras, o que levou várias delas a manter casamentos sem oficializar a união no civil.



 

Redação O POVO Online

TAGS