PUBLICIDADE
Notícias

Índios ganham cartilha com orientações sobre a prevenção da Aids

Elaborada para os profissionais de educação e saúde indígenas, a publicação bilíngue foi produzida em língua indígena e traduzida para o português. O objetivo é fornecer informação de forma clara e didática

15:24 | 17/08/2015
NULL
NULL

Uma cartilha com orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de DST (doenças sexualmente transmissíveis), Aids e hepatites virais estará a disposição dos índios Kanamari, que vivem no Vale do Javari, no Amazonas, junto à fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru.

De acordo com o Globo, o lançamento da cartilha acontece nesta segunda-feira, 17, no município de Atalaia do Norte, no Amazonas.

Elaborada para os profissionais de educação e saúde indígenas, a publicação bilíngue foi produzida em língua indígena e traduzida para o português. O objetivo é fornecer informação de forma clara e didática.

[SAIBAMAIS2] 

O conteúdo da publicação leva em conta a cultura e os saberes tradicionais dos povos indígenas. Com essa iniciativa, o desafio é informar e conscientizar essa população sobre o sexo sem proteção, uso de álcool e de outras drogas, além de hábitos que aumentam o risco de infecção pelo vírus HIV.

“Falando sobre Prevenção às DST/Aids e Hepatites Virais – Kanamari“ é a quarta da Série Javari, uma coleção elaborada pela Unesco no Brasil (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e pelo Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids), em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Os outros três volumes da série foram dirigidos aos índios Matis, Mayoruna (Matsés) e Marubo.

Buscando atender a demanda da própria comunidade, a publicação apresenta o chamado “Plano de prevenção Kanamari“, elaborado pelos próprios indígenas, com recomendações como “não beber nem levar bebida alcoólica para a aldeia” e “respeitar, resguardar e não transar quando bebe Ramih“, em uma referência a uma bebida típica indígena.

 

Redação O POVO Online

TAGS