PUBLICIDADE
Notícias

General cearense que comandava missão da ONU no Haiti morre aos 57 anos

Segundo informações da família, Jaborandy sofreu um infarto dentro do avião, a caminho de Manaus, onde conheceria a neta, nascida há poucos meses

14:17 | 31/08/2015
NULL
NULL

Atualizada às 19h

O general do Exército José Luiz Jaborandy Júnior, natural de Fortaleza (CE), comandante da Força Militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah), morreu nesse domingo, 30, aos 57 anos, durante um voo de volta ao Brasil.

Segundo informações da família, o cearense sofreu um infarto dentro do avião, a caminho de Manaus, onde conheceria a neta, nascida há poucos meses. Em seguida, o general participaria de uma festa de aniversário de um parente em Maceió.

O brasileiro estava no Exército desde 16 de fevereiro de 1976 e foi declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria em 14 dezembro de 1979.

Ele assumiu a Minustah em março do ano passado. Antes de atuar no Haiti, Jaborandy comandou a 8ª Região Militar, em Belém.

Ele foi ainda observador militar do Grupo de Observação das Nações Unidas na América Central, em 1991, e da Missão de Observação das Nações Unidas em El Salvador, em 1992.

Em nota, na manhã desta segunda-feira, 31, a presidenta Dilma Rousseff lamentou a morte do general e agradeceu a dedicação do militar à missão de paz.

“O general Jaborandy contribuiu com sua dedicação, profissionalismo e espírito de liderança para os esforços de preservação da paz e da segurança na nação-irmã do Haiti. O país perde um grande brasileiro. Transmito minhas condolências aos familiares e amigos do general Jaborandy”.

 

Agência Brasil

TAGS