PUBLICIDADE
Notícias

Associação dos Magistrados Brasileiros lança placar da Justiça e contabiliza 105 milhões de processos

Agora já é possível estimar, em tempo real, o número de processos que entram em todo o Judiciário brasileiro. O contador digital, com plataforma disponível nas redes sociais, deve registrar a marca dos 105 milhões de processos ainda nesta semana

15:13 | 13/08/2015

A cada cinco segundos uma nova ação chega à Justiça no Brasil. A partir de agora, a estimativa pode ser feita em tempo real graças ao contador digital, plataforma desenvolida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e disponível nas redes sociais. Lá é possível saber, por exemplo, que o Brasil deve alcançar a marca dos 105 milhões de processos ainda nesta semana.

Com grande interação digital, a campanha tem como metas desenvolver ações junto aos grandes litigantes e propor soluções para descongestionar a Justiça.

“Hoje, o Judiciário é ocupado por um grande número de ações repetitivas que afetam o equilíbrio entre o desempenho do juiz e o crescimento no volume de demandas. O placar vai possibilitar que toda a sociedade acompanhe a situação real da Justiça e desperte para a importância da mudança de cultura”, avalia o presidente da AMB, João Ricardo Costa.

Processos

O painel digital apresenta ainda um segundo contador que aponta a quantidade de processos que não deveriam estar no Judiciário se o Poder Público, os setores e as empresas de serviços regulados cumprissem a legislação e garantissem os direitos dos cidadãos.

O grande números de demandas corresponde a cerca de 41 milhões de processos, que poderiam ser evitados, com uma economia estimada em 61,5 bilhões para os cofres públicos.

O placar integra o movimento “Não deixe o Judiciário parar”, liderado pela AMB e tem como objetivo enfraquecer a cultura do litígio no Brasil e mobilizar a sociedade e os principais litigantes.

O último dado oficial dos processos em tramitação no Judiciário, conforme o relatório Justiça em Números 2014, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), identificou o montante de 95 milhões de ações. Em pouco mais de um ano, os dados comprovam que a cultura do litígio é cada vez maior.

A metodologia desenvolvida pela AMB para o Placar da Justiça teve como base os relatórios Justiça em Números do Conselho Nacional de Justiça (2009 a 2013).

O movimento pretende envolver e engajar a sociedade na busca por uma Justiça mais ágil. As hashtags #naodeixeoJudiciarioparar e #placardaJustiça prometem esquentar os debates nas redes sociais.

O Placar da Justiça pode ser acompanhado nas redes sociais, na página do movimento Não deixe o Judiciário parar no Facebook, além ai, também, no site da AMB.

 

Redação O POVO Online

TAGS