PUBLICIDADE
Notícias

Simulador de trânsito para a retirada da CNH volta a ser obrigatório

A medida, que já tinha sido implantada no início do ano passado, volta a ser adotada após solicitações dos Detrans de todo o Brasil

09:07 | 21/07/2015
NULL
NULL

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou nesta segunda-feira, 20, que o simulador de direção voltou a ser obrigatório para aqueles que pretendem tirar a carteira nacional de habilitação (CNH). A nova medida determina que os candidatos realizem no mínimo cinco horas de aulas práticas nas máquinas que imitam o automóvel em um trânsito virtual.

A 'nova regra', que já tinha sido adotada uma vez no início do ano passado, prevê que os candidatos que pretendem mudar de categoria também utilizem os simuladores. Contudo, a nova determinação, a principio, só será estabelecida aos carros de passeio (categoria B).

Além disso, a tendência é que, posteriormente, as máquinas sejam utilizadas por candidatos que pretendem retirar a CNH para conduzir veículos comerciais, caminhões, ônibus e motos.

De acordo com o Ministério das Cidades, a solicitação de volta do simulador foi "um pedido dos Detrans de todo o país". Contudo, o órgão não afirmou quando a 'nova' medida será obrigatória, mas diz que a regra passa a vigorar a partir desta segunda-feira.

Para o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Contran, Alberto Angerami, a intenção do uso das máquinas de simulação de trânsito se faz como uma nova medida de segurança e são essenciais para a retirada da permissão para dirigir.

"Já tivemos bons resultados nos Estados que aplicaram a medida, principalmente no Rio Grande do Sul, onde foi registrada redução do número de acidentes após a obrigatoriedade do simulador", afirmou.

 

Redação O POVO Online

TAGS