PUBLICIDADE
Notícias

MEC oficializa novas regras do Fies no Diário Oficial da União

Em relação à publicação, haverá mais vagas de contratos para certos cursos e regiões do país

07:41 | 03/07/2015
NULL
NULL

O Ministério da Educação (MEC) oficializou as novas regras para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O ato foi publicado nesta sexta-feira, 3, no "Diário Oficial da União". A realização da segunda edição do Fies juntamente com suas mudanças já tinham sido anunciadas pelo ministro da educação, Renato Janine, no último dia 8 de junho.

Em relação à publicação, haverá mais vagas de contratos para os cursos que apresentam notas 5 e 4. Além disso, a publicação indica que também haverá prioridade para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (excluindo Distrito Federal) e em carreiras como engenharia, áreas da saúde e formação de professores. Segundo o ministério, esses cursos são considerados estratégicos para o desenvolvimento do país e para o atendimento de demandas sociais. No entanto, Alunos de outros cursos continuarão a ser atendidos.

Desta vez, o contrato de financiamento terá juros de 6,5% - antes o percentual era de apenas 3,4% ano - e um novo teto de renda familiar, que será de 2,5 salários mínimos. Anteriormente, poderiam participar aqueles que tivessem uma renda familiar bruta até 20 salários mínimos.

Segundo o ministro, Renato Janine, o programa de financiamento estudantil é uma alternativa aos mais pobres. "Não é mais (a família com renda de) até R$ 15 mil que tem direito ao Fies, são valores mais baixos, mas que ainda atingem muitas pessoas", afirmou.

Outra mudança estabelecida na portaria será em relação ao pagamento do financiamento. Agora, os estudantes terão três vezes a duração do curso para restituir o governo. Até 2010, a duração era de duas vezes.

O orçamento do programa para novos contratos durante este ano era de R$ 2,5 bilhões e, segundo o ministro, essa verba foi gasta inteiramente para atender aos 252.442 novos contratos fechados no prazo do primeiro semestre

Redação O POVO Online

TAGS