PUBLICIDADE
Notícias

Universidades brasileiras estão entre as melhores da América latina

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp) lideram o ranking

10:28 | 10/06/2015
NULL
NULL

A empresa britânica especializada em avaliação educacional, a Quacquarelli Symonds (QS), publicou uma lista em que enumera as melhores instituições de nível superior da América Latina. A exemplo de anos anteriores o Brasil continua com domínio do ranking.

A universidade de São Paulo (USP), após perder o posto para a Pontificia Universidad Católica de Chile (UC) no ano passado, voltou a liderar a lista das melhores universidades da América. Outro destaque da lista é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que assumiu o segundo lugar.

Além das universidades paulistas, existem outras três que se destacam. A Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (5º), a Unesp (8º) e a Universidade de Brasília - UnB (10º). Ao todo, 17 instituições brasileiras compõem o ranking das 50 melhores universidades da América Latina.

A empresa britânica, responsável pela divulgação do resultado, emitiu um comunicado parabenizando a UNB. Desde a última publicação da lista, a Universidade de Brasília pulou sete posições no ranking. Além disso, destacou o avanço de outras instituições de ensino, como, por exemplo, a Universidade Federal do Paraná (UFPF) e a Universidade Federal de Santa Catarina, que atualmente ocupam a 23º e 24º posição respectivamente.

No entanto, apesar das boas colocações obtidas pelas universidades nacionais, o Brasil teve um desempenho muito baixo em relação aos estudos publicados em feiras de estudo.

Critérios

Como critério de avaliação o instituto levou em consideração a produtividade, os impactos dos estudos, as presenças em ambientes digitais, a proporção de professores com PhD e a reputação acadêmica e dos funcionários.

Redação O POVO Online

TAGS